segunda-feira, 10 de maio de 2010

Por que uma empresa precisa de Marketing?

Fui fazer exame de vista esta semana. O oftalmologista, puxando conversa, perguntou o que eu fazia. Falei que trabalhava com Marketing, então ele perguntou: "E a empresa em que você trabalha precisa de Marketing?"

Confesso que a pergunta me chocou, fiquei um pouco grogue até recuperar os sentidos e poder responder. Sem falar na enxaqueca infernal que me abatia já antes.

Depois de recuperado, pude pensar mais elaboradamente na resposta, a fim de apresentar argumentos plausíveis para justificar que toda e qualquer empresa precisa de marketing!
1. As empresas precisam do marketing para analisar a viabilidade do negócio frente a um mercado altamente dinâmico e competitivo. O cliente potencial não comprará se não for atraído por produtos, preços, pontos de venda e comunicação encantadores.

2. As empresas precisam de marketing para elaborar, desenvolver e manter produtos que atendam e até superem as necessidades e desejos dos consumidores.

3. As empresas precisam de marketing para definir estratégias de preços que considerem os valores percebidos pelos clientes frente às soluções oferecidas, oferecendo uma relação de troca que seja percebida como vantajosa pelo cliente.

4. As empresas precisam de marketing para disponibilizar seus produtos e serviços onde e quando os clientes mais necessitem ou desejem, contemplando inclusive praticidade no transporte.

5. As empresas precisam de marketing para se comunicar com seus clientes diante das possibilidades de propagandas, publicidades e da Internet e frente a ameaças de boatos e difamação procedentes ou não.

6. As empresas precisam de marketing para garantir a qualidade do atendimento antes, durante e depois de cada compra, fazendo com que ele, sempre satisfeito, possa atrair outros clientes.

7. As empresas precisam de marketing para ser percebida como mais vantajosa para os clientes do que seus concorrentes diretos e indiretos.

8. As empresas precisam de marketing para estimular continuamente seu quadro de colaboradores, para que isso reflita no seu atendimento aos clientes, parceiros e fornecedores.

9. As empresas precisam de marketing para atuar de forma séria na sustentabilidade social e ecológica e gerenciar seus impactos na relação com o mercado.

10. As empresas precisam de marketing para que suas marcas sejam valorizadas objetiva e subjetivamente, como referências em seus mercados de atuação.
Aqui expus dez razões pelas quais as empresas precisam de marketing - repetindo esta frase em cada um delas intencionalmente para insistir na ideia. Mas para cada uma dessas razões justificaria uma postagem diferente.

Pequenas empresas podem não ter um setor de marketing, mas certamente todas essas atribuições do marketing deverão ser tratadas pelo(s) seu(s) gestor(es) à medida em que o negócio for crescendo.

Entretanto, a própria viabilidade do negócio depende de fatores de marketing, como citado no primeiro item. Deixar pra depois pode ser tarde demais. E gerar uma dor de cabeça sem tamanho!