segunda-feira, 8 de março de 2010

Equipe multidisciplinar de Marketing Integrado

Embora não se discuta que os conceitos de marketing precisam ser disseminados por toda a empresa, fazendo parte de sua cultura, é fundamental que haja um setor responsável por essa disseminação no dia-a-dia. O fluxo da comunicação no processo de marketing é condição indispensável para o sucesso.

Uma boa prática desse fluxo para empresas de médio porte é ter, na própria empresa em seu setor de marketing, profissionais com conhecimentos diversificados nas ferramentas de comunicação e complementar com outros profissionais disponíveis no mercado - seja através de empresas prestadoras de serviços, seja através de profissionais autônomos.

Quando trabalhei na Procenge pude ver excelentes resultados no trabalho desenvolvido com uma equipe multidisciplinar como esta. Tínhamos um assessor de imprensa da Mid Comunicação, um webmaster responsável pela manutenção do site e pela publicação dos newsletters e teria sido perfeito se tivéssemos também um representante de empresa de propaganda.

Todas as sextas-feiras nos reuníamos para definir a pauta a ser trabalhada na semana seguinte. Eu era o agente integrador da equipe e trazia os objetivos e metas integradas da ação estratégica da empresa para a reunião. O Hálamo Cavalcante, da Mid, caçava as notícias e fazia entrevistas finalizando com os releases que eram revisados por mim. O Evaldo Altino preparava o site e o newsletter pra receber as notícias já aprovadas e publicar. Quando era o caso, eu ainda preparava a peça de propaganda ou fazia contato com a agência para que produzisse. Na semana seguinte, revisávamos o que havia sido feito e já partíamos para outro desafio.

O fato é que montar uma equipe multidisciplinar como esta envolve custos que a empresa precisa estar dispostas a disponibilizar se quiser ter seu nome na mídia e manter-se em comunicação constante com o mercado e, sobretudo, com os formadores de opinião.