sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

A diferença entre propaganda e publicidade

Na área de marketing e comunicação há alguns conceitos que não estão assim tão claros para o público em geral e muitas vezes até mesmo para profissionais do ramo. Estou ciente de que precisarei estabelecer como premissas os conceitos que entendo como mais clássicos, integrantes das melhores práticas.

O primeiro a abordar refere-se a Publicidade e Propaganda, pois é muito comum encontrar, nos diais atuais, quem defenda que são sinônimos ou,  pior ainda, refira-se equivocadamente a um como se fosse justamente o outro e vice-versa.

O que é Propaganda?
Propaganda é a atividade promovida por "publicitários", seja através de agências de "publicidade", seja através de pessoal especializado na própria empresa.

A propaganda é caracterizada por apresentar apenas bons atributos da empresa ou do produto que se procura promover, nunca as limitações - a não ser quando estabelecido pela justiça, como ocorre com os cigarros e remédios.

Outra característica da propaganda é o fato de que ela é paga. A empresa que quer ver sua imagem e a imagem de seus produtos promovidos paga não só pela produção como também pela sua veiculação. E se responsabiliza pelas informações transmitidas, de forma que se houver propaganda enganosa poderá ser penalizado judicialmente.

A palavra propaganda é uma derivação do latim "propagare", remente a aquilo que precisa ser espalhado, significa tornar público. Nasceu dentro da Igreja Católica no seculo XVI.

Nos países de lingua inglesa, o curso de propaganda é referido pela palavra advertising, enquanto Publicity refere-se ao curso de Relações Públicas.

O que é Publicidade?
Publicidade é a atividade promovida por jornalistas em assessorias de imprensa ou nas redações dos próprios meios de comunicação.

A publicidade tem o compromisso de apresentar fatos e citar empresas, pessoas e produtos de forma imparcial, abordando não só aspectos positivos como também negativos, a partir das evidências encontradas.

Em tese, a publicidade não é paga. Os anunciantes das mídias pagam pela propaganda, mas não têm acesso ao que será publicado em artigos ou notícias. Justamente por isso a publicidade tem muito mais credibilidade junto ao público do que a propaganda.